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segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A definição do projeto Sei aprender para 2014/2015

Agrupamento de Escolas Gil Paes
Projeto Sei aprender

Problema:
O baixo domínio das competências de informação e a ausência de métodos e hábitos de estudo são comumente associados a rendimentos escolares  reduzidos e à desmotivação face à escola. A visão do “ensino centrado no aluno” pressupõe, para além da adoção de “metodologias ativas” por parte dos professores, que o aluno tome consciência das formas como aprende, de modo a tornar-se mais responsável e autónomo ao longo de todo o percurso escolar e da vida.

Objetivo:
Propiciar, a todos os alunos, o sucesso educativo, mediante o desenvolvimento sistemático e explicito dos níveis das literacias, bem como do gosto pela leitura, com base na diferenciação do ensino e no recurso a práticas inclusivas.

Estratégias:
  • ·      Implementação no 3º ano e, em Oferta Complementar de Escola (OC), no 5º e 8º anos de módulos centrados no desenvolvimento de diferentes competências de informação. Este trabalho inicia-se com a aplicação, pelas professoras bibliotecárias, de um teste de diagnóstico, cujos resultados são analisados pelos conselhos de turma, os quais definem medidas gerais e medidas do âmbito das disciplinas e da biblioteca escolar. O diretor de turma/professor titular de turma e as professoras bibliotecárias elaboram, em conjunto, um programa ajustado às necessidades dos alunos. Este programa pode ser aplicado pelo diretor de turma/professor titular de turma ou, de modo colaborativo, com as professoras bibliotecárias, até ao total de 10 horas no 3º e 5º anos e 12 horas no 8º ano. As bibliotecas escolares podem também apoiar alunos com necessidades específicas, nomeadamente em colaboração com a Educação Especial. Será fundamental explicitar junto dos alunos os objetivos deste trabalho, no sentido de os consciencializar e coresponsabilizar pelo modo como aprendem.
  • ·    Lecionação de aulas a alunos de outros anos de escolaridade, para além dos acima mencionados, nomeadamente do ensino secundário, sobre técnicas de estudo, ética da informação e tratamento de informação.
  • ·   Desenvolvimento de um Kit, disponível no blog “Sei aprender – Kit+”, que inclui toda a informação sobre o projeto e os materiais aplicados junto dos alunos. Com este Kit procura-se fixar as melhores práticas para que possam ser reproduzidas pelas professoras bibliotecárias e aplicadas/ adaptadas pelos professores.
  • ·    Formação de professores sobre temas mais pertinentes no âmbito do desenvolvimento do projeto.
  • ·    Divulgação de projeto, dentro e fora da comunidade escolar, nomeadamente através do diário disponível no blog “Sei aprender – Kit+”.

Avaliação:

A avaliação é da responsabilidade dos professores diretamente envolvidos e das professoras bibliotecárias, tendo em consideração a opinião dos alunos e o impacto nas suas competências de informação.

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